quarta-feira, 27 de julho de 2011

Para que sonhar ? (parte 3 )

( finalmente soou o toque da campainha da escola , que o anunciava o fim das aulas para o jovem casal . salvador teve que ficar na sala depois do toque a falar com o professor . Luísa esperou por ele á beira dos cacifos . salvador chega ao pé de Luísa . abraça-a , apanhando-a de surpresa . ) 
Luísa : assustaste-me !
Salvador : não estavas cá pois não ?
Luísa : não .
Salvador : imagino o que estavas a pensar . vamos ?
Luísa : sim .

( o casal entrelaças as suas mãos uma na outra e saem da escola . chegam ao pé da mota de salvador , e este entrega um capacete á sua amada . ) 

Salvador : agarra-te bem a mim , não quero que cais , aliás não deixarei que nada de mal te aconteça .
Luísa : só espero bem que isso que seja verdade .

( seguiram caminho .salvador durante a viagem tentava arranjar mil e uma maneiras diferentes de lhe dizer o motivo pela qual estavam ali , naquela situação , mas nenhuma lhe parecia suficientemente boa . chegaram a casa de árvore , um lugar calmo e sereno , o lugar deles , afinal aquela casa tinha sido construída por salvador como presente de aniversario para a Luísa , aquele era o lugar deles sem duvida alguma . subiram e sentaram-se . para salvador tinha chegado o momento e ele estava muito nervoso ) 

Luísa : pronto salvador , agora não há mais motivo nenhum para não me contares o que se passa .
Salvador : sim , eu sei . meu amor , eu quero que saibas que isto que eu te vou dizer não vai mudar nada aquilo que eu sinto por ti .
Luísa : a cada palavra que pronuncias , me pões mais angustiada , desenbucha logo .
Salvador : tudo bem , cá vai . tentei encontrar mil e uma maneiras diferentes para te dizer isto , mas não havia nenhuma que fosse o suficiente perfeita . provavelmente devias de ter sido a primeira pessoa a saber disto , mas como se arranja maneira de dizer á pessoa que ama-mos que poderá ter de vir a lidar com a morte ?

( Luísa interrompe-o ) 

Luísa : Com a morte ?
Salvador : todos estes dias , em que tinha de sair mais cedo aulas , em que muitas vezes nao podia estar contigo , foram passados no hospital .
foi-me detectado cancro da próstata ,


( Luísa com as lágrimas a escorrer-lhe pelo rosto , interrompe-o uma vez mais . ) 

Luísa : mas isso tem cura não tem ?
Salvador : tem calma meu amor , por favor .
este cancro não é comum nos homens da minha idade mas sim nos mais velhos entre os 40 e os 50 anos , mas como em tudo existem excepções .
o cancro era curável se já não estivesse numa fase tão avançada como a minha ..

( ao ouvir salvador pronunciar estas palavras , Luísa desespera )

Luísa : isso quer dizer que tu já não tens ... cura ? ( profere aos soluços ) 
Salvador : não meu amor , por isso tanto posso estar aqui hoje , como amanha posso já não estar ...
Luísa : porque ? os médicos não fazem nada ? porque ? porque ? ( desespera )
Salvador : já fiz vários diagnósticos e o resultado foi sempre o mesmo . deixei-me estar ate quando não podia mais , e só quando estava mesmo mal é que fui ver o que se passava . agora , os médicos estão a fazer o que podem , e vou iniciar ainda esta semana dois métodos de tratamento : a quimioterapia e a hormonoterapia .
mas ninguém me dá garantias de nada ..
Luísa : NÃO !  ( grita desesperada ) isto não pode estar a acontecer , não a ti , não pode ser !

( salvador , não consegue conter mais as lágrimas e os dois abraçam-se , tentando consolar-se mutuamente . de um dia para o outro uma doença , veio estragar tudo , tudo o que tinham sonhado , todos os planos . Luísa estava destroçada , e completamente perdida . e salvador sentia-se um verdadeiro inútil . )

Salvador : ( agarra no rosto de Luísa ) eu hoje estou aqui , amanha posso não estar . mas eu quero que saibas que se eu morrer , morro feliz , porque morro com a certeza que não ia haver mais nenhuma mulher na minha vida para alem de ti !
Luísa : não digas isso , não te despeças de mim , não fales como se isto fosse uma despedida .
os tratamentos vão resultar , e tu vais viver muitos anos ainda , e nós vamos realizar todos os nossos sonhos juntos .
eu vou estar contigo meu amor , em todos os tratamentos , em tudo , até ao ultimo minuto !
Salvador : abraça-me e não me largues , por favor . não me largues nunca mais , deixa-me pelo menos morrer abraçado ao meu mundo !

( Luísa , não pensava , nem falava naquele momento , estava em choque , não sabia o que pensar , nem o que fazer , assim de um minuto para o outro a vida dela deu uma volta de 180 graus , e agora a sua única preocupação era estar a 100% com o Salvador , e por isso limitou-se a abraçar o amor da sua vida , mesmo que fosse pela ultima vez . )

3 comentários:

diz-me a tua opiniao (:

- tudo .